terça-feira, 9 de setembro de 2014

Dica #2 da PNL para Aprimorar seu Inglês

Dica # 2 da PNL para Aprimorar seu Inglês

A dica número 2 da Programação Neurolinguística para ajudar em seus estudos de Língua Inglesa trata de uma questão que muitos confundem: o uso da Língua-mãe, o Português para os brasileiros, por exemplo, ajuda ou atrapalha? Vejamos:

Quando o aluno está começando a estudar e praticar o Inglês, ele pode e deve se basear no uso da Língua Portuguesa para, aos poucos, aprimorar seu Inglês: quando estiver lendo um texto, ou interagindo de alguma outra forma com a Língua Inglesa. Às vezes precisamos de um apoio para entender uma palavra-chave, uma expressão, algo do tipo. Antes de ir direto ao dicionário toda vez que aparecer uma nova palavra ou expressão, pergunte-se: esta palavra eu realmente preciso consultar para entender a mensagem do texto? Consigo deduzir se não houvesse um dicionário disponível?  E somente em caso de necessidade, use o dicionário.

Assim que o fizer, tendo captado o significado da palavra ou expressão na oração (e elas somente terão significado dentro de um contexto ou oração, e nunca isoladamente), faça agora um desenho, ou associe uma imagem à palavra, por exemplo, a palavra “joyful” – ao procurar no dicionário, você encontrará que significa “feliz” ou “alegre”, muito bem, além de associar à palavra “Happy” (mais conhecida e popular), você também pode ir à um site de busca e colocar “buscar imagem” e digitar a palavra “Joyful”. Em seguida, escolha a melhor imagem que representa o significado. Você deve se perguntar: para que eu vou ter o trabalho de associar  a palavra com uma imagem que contenha seu significado?

A questão que se segue é simples, mas extremamente crucial, pois disso depende você criar sua fluência, ou sua dependência da Língua Portuguesa. Fluência em uma segunda Língua significa total independência da primeira, não faz sentido? Faz. Portanto, é impossível você desenvolver e aprimorar sua Fluência se criar um dependência da língua-mãe. Logo, ao associar uma palavra com uma imagem, tudo fica mais fácil para pavimentar a estrada de sua boa fluência. Ao ficar traduzindo sempre, cria-se uma dependência da primeira língua, e nunca vai chegar à Fluência.  

Assim: Imagem + significado = fluência no entendimento mental, e consequentemente, fluência verbal e comunicativa. Crie inúmeras imagens ao seu vocabulário, exercite sua mente para pensar em Inglês através das imagens. O caminho é esse.

Espero ter ajudado com essa dica.
Joyful Vocabulary for you!

Professor Rogério Turgante


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dica da PNL, Programação Neurolinguística, para Aprimorar seu Inglês #1

Dica Neurolinguística para Aprimorar seu Inglês

Veja, Ouça e Sinta:

Quando aprender uma nova palavra em Inglês, crie uma oração e VAC : Veja a coisa (Visual), Sinta a coisa (Cinestésico), e imagine-se ouvindo-a (Auditivo). Os três canais são importantes., o Visual, o Auditivo e o Cinestésico. Por exemplo: Umbrella (Guarda-chuva) – a palavra precisa fazer parte de seu sistema neurológico, ou seja, de seu DNA, de seu Ser, estar em seu sangue, de modo que faça parte de sua vida.

Se você cria uma oração como “The blue umbrella is on the table” – se isso for apenas uma oração mecanicamente criada, o resultado será de pequeno impacto. Mas se você criar algo como: “The blue umbrella is mine, I got it from my friend Maria last week and she said it is a present for me” (o Guarda-chuva é meu, eu ganhei de minha amiga Maria na semana passada e ela disse que era um presente para mim), é de um impacto muito maior, pois está nos três canais: Visual: Blue Umbrella; Auditivo: She said it is a presente for me (ela disse....); Cinestésico: I got it (eu ganhei/ peguei...). Concorda que tem muito mais vida, muito mais realidade? Claro, a gente consegue ver, ouvir, e sentir!

Tente criar uma oração com estas: mobile phone; bottle; airplane, beach; painting; music CD.

Try it! You will love this new way!

Prof. Rogério Turgante.
Skype: prof.turgante

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Livro Grátis: "Inglês em 14 Lições"

Quer ganhar a Introdução e o primeiro capítulo grátis do Livro "Inglês em 14 Lições", e desvendar o mistério de como aprender Inglês com avançadas Ferramentas de Programação Neurolinguísticas? 

É simples: envie um e-mail para harmonyidiomas@gmail.com com o Título: "Eu Também Quero Falar Inglês em 14 Lições". Corre lá, leva só um minutinho.... 

Quer ganhar o Livro Inteiro Grátis? Se você gostar das primeiras partes que receber, basta se inscrever no Curso de Inglês Básico em 14 Lições, e o livro completo é gratuito!

Você vai obter benefícios de economia de tempo e dinheiro, e ainda pode aprimorar seu Inglês com Qualidade!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aprenda Inglês com Avançadas Ferramentas da PNL - Programação Neurolinguística

FALE INGLÊS em apenas 14 Lições com avançadas Ferramentas Linguísticas e Neurolinguísticas.


Como?

Talvez você esteja se perguntando. E a resposta é simples:
1.    Uma metodologia eficiente, baseada nas mais avançadas pesquisas para a Aquisição de um segundo Idioma: PNL, Programação Neurolinguística, Aprendizagem Acelerada, Task Approach entre as principais;
2.    Um método que funciona, testado por inúmeros alunos, inclusive com dificuldades várias;
3.    Um Professor capacitado, habilitado, e eficiente: formação em Letras, Titulado Practitioner em PNL, com 19 anos de experiência em diversos métodos de Conversação, e desenvolvedor de material com base nas mais avançadas ferramentas, estratégias, ciências e linhas de pesquisa linguística para aquisição de Idiomas;

Resumindo: você precisa de:
1. Uma boa metodologia;
2. Um material que funciona;
3. Um excelente Profissional.

Com isso tudo, o tempo usado é priorizado para sua prática, para de fato treinar o que interessa: Conversação. A Teoria você aprende na prática, pois ela também é importante. Trata-se de uma Programação Dinâmica, e estimulante. Já testada e aprovada: em 14 Lições (Curso Básico) você tem condições de se comunicar em Inglês e poder viajar para outro país com tranquilidade e segurança.

Os Cursos Elementary e outros níveis servem para quem quer ir mais além, e continuar aprimorando sua comunicação, pois não existe milagre. A proposta é simples: primeiro você aprende a falar (Curso Básico), e depois você se aprimora se assim desejar.

Agende uma entrevista comigo, sem compromisso, e posso dar mais detalhes sobre como a PNL e Aprendizagem Acelerada, e também a abordagem Task Approach funcionam para otimizar seu tempo e seus estudos, e trazem resultados excelentes.

Alguns Resultados:
                
a.       14 Lições no nível Básico, cerca de 30 horas de treino de conversação – prática intensiva de conversação – o domínio do Idioma é crescente, e a cada Etapa percebe-se a diferença;

b.      Apoio constante – você tem a vantagem de ter à sua disposição um profissional que pode te ajudar não somente num curso, nas aulas, mas também se precisar de algo específico, como uma entrevista de emprego, uma tradução, ou como responder a um e-mail em Inglês, ou ainda participar de uma teleconferência, etc.;

c.       Garantia: não tem como deixar de dominar algo se houver persistência nos treinos oferecidos. Por que as pessoas dizem que estudam Inglês, mas ainda não falam Inglês? Simples: porque não praticam de maneira adequada e constante. Só isso – e é isso q o Curso propicia: pratica adequada e constante! Não tem como não funcionar. Aliás, tem uma forma de não funcionar: você não participando.

d.      Qualidade: é muito comum eu receber alunos que aprenderam muita coisa errada, desde pronúncia de palavras ou orações, como conhecimento errado, ou uso inadequado da estrutura das orações, etc. É triste ver que as pessoas gastam dinheiro e tempo e aprender um universo de coisas erradas! Por que isso ocorre? Porque a maioria das escolas e professores não tem formação adequada. Você faria uma consulta médica com um médico sem diploma? Aliás, isso pode ser chamado de médico? E por que as pessoas gastam tanto dinheiro com professores sem formação? A resposta é simples, não dão tanta importância, e por isso perdem uma fortuna de tempo, dinheiro, são enganados porque querem e se permitem.... Com quem tem formação, não tem enganação. Já trabalhei com professores de Inglês nativos e com péssimo Inglês, ensinando coisas erradas. Professores nativos não garantem aprendizagem de Qualidade. Eu, assim como os médicos, advogados, e qualquer bom profissional, também fiz um juramento referente à minha atuação como Profissional de Letras, e de Ensino. Isso é sério, e as pessoas deveriam levar os sérios professores com o justo valor, e não pagar por pirataria: sempre há prejuízo quando se compra pirataria.

e.       Outro mito: métodos miraculosos, do tipo: aprenda Inglês sem gramática, sem teoria, com aprendizagem acelerada, etc.... Esclarecendo: eu uso ciências atestadas porque funcionam: sou formado em Letras, fiz pós em Gramática, estudei e pesquisei Linguística, estudos para aquisição de Idiomas como o Task Approach, Skills Approach, e ciências como a PNL, Programação Neurolinguística (na qual sou formado como Practitioner), e Aprendizagem Acelerada, entre outras. Tudo isso busca uma só coisa: facilitar a aquisição do segundo idioma. Qual o erro de tentarem te vender métodos miraculosos? Simples: é puro marketing, pois na essência a maioria é repleta de erros de Inglês (como os que mencionei acima), vendem uma mentira, pois é claro que focando a prática o aprendizado flui de maneira mais fácil, é isso que eu faço, porém é impossível para alguém realmente dominar bem um Idioma sem dominar as estruturas para construir uma oração adequada, em diversos tempos verbais. Ou seja, aprende-se muito mais com a prática, mas não tem milagres como deixar a gramática de lado. Isso NÃO EXISTE!

f.       Resultados de habilidades: você definitivamente vai: 1. Falar; 2. Ler; 3. Escrever; 4. Ouvir. E tudo isso com segurança, desinibição, qualidade, e sempre contando com o apoio de um ótimo profissional.
                             
g.      Aqui não tem enganação: nível básico é básico; intermediário é intermediário; avançado é avançado, e ponto final. Há muitas escolas e métodos fajutos que investem uma fortuna em marketing para te enganar dizendo que você vai falar Inglês Fluente em pouco tempo – Fluente significa que sua comunicação flui tão bem como a de sua Língua-mãe, e o domínio das 4 habilidades (falar, ouvir, ler e escrever) é pleno, com convicção, e realmente você está apto para “pilotar o avião”, ou seja, você enfrentaria qualquer situação de comunicação com plena segurança. Pode desempenhar qualquer função extremamente bem com pleno domínio e rico conhecimento da Língua. Sinceramente: há como falar Inglês em poucas aulas, é isso que ofereço no Curso Básico, ou seja, em 14 Lições você vai dominar as estruturas básicas da Língua de maneira pratica. Você se comunica em Inglês, isso quer dizer: você não chegou ainda no Fluente, pois para isso você precisa passar pelos níveis: elementar, pré-intermediário, intermediário, pré-avançado (ou pós-intermediário, ou ainda, intermediário superior), e concluir o avançado bem. Feito todo esse processo, você chega ao degrau de Fluente. Não tem milagre: é um caminho a ser percorrido. A pergunta que você deve se fazer é: até que nível eu quero chegar?

h.      Economia: Você consegue chegar ao fim do básico em cerca de 30 horas, e depois seguindo os próximos passos, você pode chegar a um excelente Intermediário num período de 2 anos, e um excelente avançado em cerca de 3 a 4 anos. Com uma diferença: não é enganação, como as que canso de ver diariamente, alunos que acham que são intermediário ou avançado mas foram enganados.... Lamentável o que fazem por dinheiro, sem dar o que prometem em troca.

Vocês podem estar se perguntando: mas você também não faz por dinheiro? Sim, claro, eu vivo disso, eu sou o profissional que treina as pessoas a falarem Inglês, e aperfeiçoarem-se em todas as habilidades. Mas eu não engano ninguém, trabalho com amor ao que faço, e meu papel é fazer você chegar ao seu resultado, por isso que sou pago de maneira justa, e não abusiva, jamais. Cumpro meu papel, e durmo com a consciência tranquila, sabendo que a cada dia faço meu melhor por meus alunos.

Desculpas pelo meu desabafo em alguns momentos, mas é triste ver o que acontece hoje em dia com a séria educação e os sérios profissionais, enquanto espertalhões ludibriam tantos. Quero deixar claro que há muitos sérios profissionais por aí, e são esses incansáveis lutadores, os que realmente lutam em prol de uma educação de qualidade, trabalhando para abrir os olhos das pessoas e dar consciência, alertando, avisando, mostrando, etc. em prol de um Brasil realmente de Qualidade, esses que merecem meu maior apreço e admiração.

Contem comigo, então. Estou à disposição.

Meu Facebookwww.facebook.com/Turgante

Participe também da Comunidade Língua Inglesa: https://www.facebook.com/groups/linguainglesa/?fref=ts

E-mail: harmonyidiomas@gmail.com  


Phone Numbers: 35.9153.1414 (Tim); 35.8851.1452 (Oi),SKYPE: prof.turgante
Prof. Rogério Turgante
Professor Particular de Inglês (Conversação) há 19 anos, e Practitioner em PNL – Programação Neurolinguística; Escritor e Pesquisador de PNL, Aprendizagem Acelerada, Task Approach, Skills Approach, e demais áreas. Palestrante e Autor do Livro: “Inglês em 14 Lições – Curso Básico”, baseado nas mais avançadas pesquisas para aquisição de um segundo idioma.

Adicione-me no SKYPE, e ganhe o 1º. Capítulo do Livro “Inglês em 14 Lições” grátis.
                                 
Meu Skype: prof.turgante


Caso não tenha Skype, crie um em 5 minutos gratuitamente: www.skype.com 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Magia por trás das Suas Convicções

Crenças Impulsionadoras e Crenças Limitantes


“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos.
Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo”.  
Buda.

Arthur Schopenhauer declarou que toda verdade passa por três estágios: primeiro é ridicularizada. Segundo, enfrenta uma violenta oposição. E, finalmente, é aceita como evidente. Assim foi com Copérnico, Galileu e muitos outros, e há alguns que inocentemente achem que tudo isso já é superado. Ledo engano: há muitas verdades que moldam nosso mundo e ainda são refutadas por mentes ditas brilhantes. Homens de pouca cultura preferem o imediatismo de seus interesses ao invés de buscarem nas Sabedorias dos gregos, dos egípcios, e muitos outros povos, conhecimentos históricos, filosóficos, de tradições antigas, de religiões múltiplas, e sobretudo dos conhecimentos sagrados e milenares vários. Medo ou comodismo? Penso que um misto de ambos.


Há uma pressuposição da Programação Mental: não são os eventos externos que nos moldam, mas nossas convicções sobre os eventos externos. Atribuímos significado a fatos, mas o poder de atribui-los é todo nosso. E assim, como também diz outro ditado, como o homem pensa, assim será. O mundo é o que você pensa - será mesmo? Esta frase tem um duplo sentido:


1. Você cria seu mundo com seus pensamentos: nenhum projeto existe sem que tenha passado pela mente primeiramente, não tem como. Assim, deixo uma pergunta: você está gostando do que tem criado para sua vida? Gostaria de ser ainda melhor? Em todos os setores de sua vida (saúde, finanças, profissão, relacionamentos, etc.) e em todas as dimensões (física, energética, emocional, mental, e espiritual)? O exercício que sugiro é: Faça uma profunda análise, repasse o filme, e faça os devidos ajustes. Pense em si mesmo como um diretor e escritor de sua própria história, e mude tudo o que quer mudar. Mude inclusive as histórias passadas - sofreu um trauma no passado? Delete. Retire os aprendizados, mas delete tudo o que não mais serve. O seu passado não existe, trata-se apenas de um conjunto de memórias, um registro, ou seja, de imagens guardadas, com emoção, nos canais VAC - Visual, auditivo e cinestésico. Não tem nenhum problema em guardar as memórias, a questão é como você a conserva, ou seja, elas te ajudam ou te limitam? Mude tudo, você é o dono de sua vida, ou seja, de seu show, o filme é inteiramente seu. E você também é o ator ou atriz principal. Curta a cena ao máximo, tenha prazer na vida.


2. O Mundo é uma co-criação: nós fazemos juntos, e por isso parece uma bagunça organizada, às vezes, você não tem essa impressão? Uns querem umas coisas, outros querem outras, mas assim caminha e evolui a humanidade, tudo isso faz parte, e por isso a Família Humana é uma só, e seu ideal mais nobre é um dia enxergarmos isso: somos todos irmãos. O meu evoluir não tem a ver somente comigo, mas com todos, vivemos num mundo entrelaçado, tudo está interconectado, qualquer alteração do sistema afeta as partes do mesmo, e todo o sistema em si. Não existe peça fora deste jogo, nada está isolado, mesmo que aparentemente dê esta impressão.


Noutro âmbito, temos também as questões relativas aos padrões de crença, uma estrutura mais enraizada em nossa mente, num nível mais sutil, e nem nos damos conta, por vezes. Crenças relacionadas a tudo, e podemos colocá-las em dois grandes grupos:


1.  Crenças positivas e fortalecedoras: são aquelas que nos impulsionam, que fazem a roda girar, fazem o mundo, de certa forma girar. Elaboramos um projeto, e segmentamos, passo a passo o que fazer, ou simplesmente fazemos sem elaboração, o que também é possível. Algo ocorre, os obstáculos aparecem, pois quase todo caminho tem pedras, e então estamos diante de um impasse: e agora, seguimos ou não? Se você tiver um conjunto de crenças fortes, elas vão te impulsionar. Se tiver um conjunto de crenças limitantes, elas vão te impedir, com alguma desculpa, ou justificativa, ou achando um outro pretexto qualquer. Desvia-se o caminho, então…


2. Crenças limitantes e enfraquecedoras: podemos dizer que as crenças são um tipo de pensamento, mais forte ou menos, que nos bloqueia ou impulsiona. A crença limitante também pode ser útil em algum lugar, por exemplo, quando generalizamos informações para nos proteger, ao atravessar a rua, por exemplo, ou abrir o guarda-chuva na chuva, vestir blusa no frio, etc. Tudo tem sua utilidade. Uma ressignificação útil é canalizar a crença limitante para outro lugar que seja favorável. Dar outro significado a coisa. Exemplo: tenho um projeto, e me ocorre uma sensação (ou pensamento) de “sou incapaz” ou “não vai dar certo”, ou algo assim. Ok, a primeira coisa é reconhecer que isso existe, agradecer, e perceber que isso nada mais é que um pensamento, não importa sua força. Depois decidimos, eu quero continuar me limitando com este pensamento? Se a resposta for sim, ok, nada a alterar, e siga feliz.. Se a resposta for não, faça a seguinte pergunta: onde este tipo de pensamento seria útil? Onde posso colocá-lo? Certamente há algum local, caso a resposta não te venha a mente de imediato, tudo bem, ela virá mais tarde, talvez no mesmo dia, ou em instantes, pois todas as respostas estão dentro de nós.


Faça este processo diariamente. Compre um caderno, faça um diário e coloque este título: “As Crenças que tenho alterado de Limitantes para Impulsionadoras”. Anote diariamente todas as mudanças, e os resultados, e observe seu mundo mudar, pois assim estará criando algo inteiramente novo, assim como a árvore esconde as raízes, as pessoas ficarão surpresas com tanta coisa positiva em sua vida. Faça com vontade e amor, tenha absoluta fé, e se não tiver, altere já esta crença… as crenças são a peça fundamental que molda nossas vidas. Para se tornar um Mestre em construir um mundo melhor, sugiro ler livros excelentes, positivos, procure pela livro “Crenças” de Robert Dilts, ou ainda “Desperte seu Gigante Interior” de Anthony Robbins, e muitos outros. Eles vão te ajudar a moldar um mundo melhor. Se ainda preferir, entre em contato comigo pelo Facebook, ou outros meios, é fácil me achar. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos.


Desejo muitas Crenças Fortes, uma estrutura de aço inquebrável de Crenças Impulsionadoras a favor da Evolução de todos nós. Espero ter sido útil.


Sucesso.
Rogério Turgante

www.facebook.com/Turgante

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A Importância da Busca Pelo Saber

A Importância da Busca pelo Saber

“É nos momentos de decisão para a busca do conhecimento que seu destino é traçado”
Antony Robbins – Escritor americano.


Há muito que podemos dizer sobre se aperfeiçoar, se aprimorar, se gabaritar, aumentar seu currículo, melhorar-se como profissional e ser humano, assim como ser espiritual que somos, cavar mais fundo em nós mesmos, avançar, ir fundo, mergulhar em si mesmo, desvendar-se, enfrentar-se cara a cara no recôndito de si mesmo, ir ao seu âmago, descobrir sua essência mais sutil, chegar ao seu Deus Interior, ouvir sua Voz Interna, afinar-se, acertar o tom para com sua Verdade Inata, defrontar-se com o Incognoscível, olhar no espelho de sua alma, e de seu espírito, etc...

Não há como negar: há inúmeros termos e terminologias para tentarmos esbarrar um pouco que seja, e é mesmo apenas um pouco, ao que buscamos no mais íntimo de nosso ser: Deus! Sim, a busca pode ser por meios diversos, pois há muitos caminhos, e todos levam a Ele. Podemos através dos estudos (Ciências, Artes, Filosofias, Religiões, Teosofia e estudos Superiores, etc.), ou podemos através da ação no mundo (ocupações nos mais diversos campos profissionais e pessoais), ou mesmo meditando, filosofando, conversando com amigos, viajando, executando nada, executando algo, enfim, há muitos meios, mas posso garantir: se buscar verdadeiramente, você irá encontrar! E Ele está de fato dentro de cada um de nós!

No dia em que chegarmos a Perfeição, poderemos dizer que não mais precisemos de treinamentos, cursos, livros, e tudo que possa nos aperfeiçoar e nos fazer evoluir. E em qualquer campo profissional, o progresso só vem após muitas lutas, e a maior parte delas é interna (você com você mesmo!). Não se iluda, ninguém luta com o outro, pois o amigo e o adversário estão na verdade na mente de cada um – mude sua mente, veja de modo diverso, e seu mundo será diverso, mais amplo, etc. Tal mente, tal Homem!
Como poderemos ser melhores se não buscarmos isso? Loucura! Como pode alguém dizer em sã consciência que quer crescer, ser rico, ser pleno, ser feliz, alcançar seus objetivos, sem sequer ler um livro, ou participar de uma apresentação com os melhores, que estão mais tempo na área? Loucura, Sandice!

Vamos mais fundo sim, sigamos em frente, pois só há um motivo mais importante para todas nossas ações: servir a um propósito maior – chame-o de Deus, de Força Superior, de Allah, de Buda, de Jeovah, de Brahma, ou ainda de Filosofia, Teosofia, ou o que seja, não importa o nome, pois de fato é algo superior e incognoscível à nossa limitada mente humana (que, por ser mesquinha, se acha grande!). A mente humana só será grande quando se fundir a esta maior, ou seja, a Interior, também chamada de Átmica por certas tradições.

Vi num carro os dizeres: ‘Deus sem você é Deus. Você sem Deus é nada!’ É isso que estou tentando dizer – só seremos verdadeiramente grandes se levarmos isso mais a sério, ou seja, termos Deus atuante em cada um de nós, conscientemente, pois isso é evolução! A partir daí, poderemos agir com mais Luz, Brilho, Poder, Amor, Bondade, sem mesquinhez, com Rigor na medida justa, e amor na medida perfeita!

Agora, novamente afirmo – sem buscarmos melhorar e evoluir nos treinamentos, cursos, livros, etc, só nos restará um fim: lamentar! Mas se agirmos em busca do aperfeiçoamento, restarão muitas outras alternativas que nos levam ao Sucesso. Cada vez mais o mundo percebe que o Sucesso material só ocorre paralelamente com o Espiritual. Um vem do outro, portanto não se iluda, evolua!

E para evoluir profissionalmente, é preciso seguir seu Coração, Meditar na sua Evolução e Aperfeiçoamento. Já está mais do que na hora de termos outros valores, mais afinados com o futuro que com o passado petrificado em tradições que não mais nos cabem, pois o mundo evoluiu... A Programação Mental é uma ciência importante que visa torná-lo cada vez mais alto em seu processo evolutivo. Apenas poucos descobriram o sabor dessa fruta, e eu sugiro que experimente. Mas experimente fazer PNL e Programação Mental, não se iluda com quem ouviu dizer e pensa que sabe algo. Saboreie você mesmo, ou estará fadado a ficar o resto de seus dias na ignorância de algo profundamente transformador e enriquecedor. Você tem seu livre arbítrio.

Há empresas hoje que investem no Potencial Humano, o maior ativo que pode haver, sem sombra de dúvida. O mundo está mudando, e muitos estão apenas observando, e outras nem se dando conta do que está havendo... Houve a Era da Informação, opa, ainda estamos nela... e já se faz sentir a Era da Consciência, ou não faz? Tenho certeza que sim.


“Se considera caro o custo do conhecimento,
experimente o da ignorância”.
Abraham Lincoln

Eubiose: a Ciência da Vida
Prof. Rogério Turgante
skype: prof.turgante

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Luzes e Sombras

Luzes e Sombras

Por Rogério Turgante

“A nossa missão não é curar o físico, e sim a moral. Com o saneamento moral, não existirão males físicos”. Professor Henrique José de Souza, fundador da SBE – Sociedade Brasileira de Eubiose (www.eubiose.org.br).

Vivemos diante de um dilema diário: todo dia somos desafiados por nós mesmos. Ou aperfeiçoamo-nos, ou sucumbimos mais um dia. Ou ainda, nada mudamos, e nada muda em nossa vida, pois recusamos, normalmente, a mudar de dentro para fora: nossos padrões, nossos pensamentos, nossas ações. Certa vez ouvi dizer que mudar um hábito é a coisa mais difícil do mundo, talvez mais que os doze trabalhos de Hércules. Não acreditei, e preferi seguir minhas buscas para encontrar meios de evoluir com mais suavidade, e técnicas úteis. Penso que tenho encontrado. Vejamos dois mundos em que podemos viver diariamente.

Mundo de Luz. Elementos da alma ligados à Luz:
Amor, Fé, Força de Vontade, Boa Vontade, determinação, decisão, convicção, sabedoria, coragem, objetivos claros, responsabilidade, doação, resignação, renúncia, compaixão, destemor, solidariedade, perdão, reta-ação, altruísmo, alegria, felicidade, ética, bons princípios, busca constante por aprimorar-se, sinceridade, bons costumes, ajuda, etc. Em resumo, se sentir pleno, cheio de Paz, de Deus.

Mundo de Sombra. Elementos da alma ligados à Sombra:
Desamor, falta de amor, desesperança, falta de fé, fraqueza de Vontade, indecisão, hesitações e dúvidas, ignorância, medos, inseguranças, falta de objetivos, ou muitos objetivos contraditórios obscuros, egoísmo, medo de se entregar e de se comprometer, irresponsabilidade, egocentrismo, se sentir desamparado, temor, não-perdão, ganância, avareza, raiva, fúria, descontrole, tristeza, falta de ética, princípios falhos, má vontade, mentira, ilusão, achar que já sabe o bastante, maus hábitos, fofocas, etc. Em resumo, se sentir longe de Deus, nas trevas.
Pergunte-se: quais os três mais fortes em vida de cada lista? Eu disse das duas listas. Faça, vai ser interessante se iluminar mais, não acha?
É natural ao ser humano experimentar de tudo na vida, ou quase de tudo, e isso faz parte de nosso processo de aprendizagem, estamos neste planeta-escola para aprimorarmos nossas ferramentas, nossas estratégias, nossa sabedoria, nosso amor, e nossa vontade. Em certos momentos nos sentimos deprimidos, para baixo, desesperançosos, e isso faz parte da vida. No entanto, podemos mudar rapidamente o processo se decidirmos tomar controle de nossa vida. Você está diante da seguinte situação: ou eu controlo minha vida conscientemente, ou me entrego à SOMBRA. Você tem seu livre arbítrio, a escolha é toda sua, bem como a vida que vai colher e viver.
É verdade também que é mais fácil falar do que fazer, eu sei, no entanto, com o treino, e estratégias simples, tudo funciona melhor, concorda? Com a ferramenta errada fica difícil passar manteiga no pão; com a ferramenta adequada, construímos móveis, casas, edifícios, cidades, naves espaciais, tecnologias cada vez mais complexas e sofisticadas em benefício da humanidade, ou seja, as usadas em hospitais, escolas, no uso pessoal ou profissional, sejam outros para fins específicos, e o fato é: o mundo não para, avançamos em todos os setores, e para os pessimistas de plantão, sugiro que troque sua vida de hoje pela a de meros vinte anos atrás, sem tecnologia, sem internet, sem os órgãos que temos hoje, como Procon, e muitos outros, e sem as Leis que nos beneficiam. Que tal esta troca? Não digo também que está tudo a mil maravilhas, longe disso, mesmo porque a evolução não para, e estamos longe do ideal de Fraternidade, Humanidade, e nível de amor que um dia alcançaremos. Tenho certeza disso, e este dia está perto.

Armadilhas que nos impedem (ou tentam) a evolução.
A PNL, Programação Neurolinguística, usa o termo “Estado de Excelência”, que se refere ao máximo de nosso potencial aflorado e em pleno uso na vida. Um exemplo: uma coisa é ter plena saúde, outra bem diferente é ter ausência de doenças ou males. Uma está ligada à plenitude, outra está ligada à ausência de problemas. Pense agora nos outros setores de sua vida: finanças, negócios, profissional, familiar, espiritual, relacionamentos, etc. Como seria sua vida com saúde plena (saúde para dar e vender mesmo), e compare apenas com uma vida sem doenças. Costumo dizer que os médicos do futuro (já se tornando presentes) serão mais voltados à saúde que às doenças. Tenho a impressão de que eles têm tantas doenças na cabeça, estudam centenas, milhares de nomes (rótulos impostos aos outros – um grave erro na alma alheia) de sintomas de males que não sobra espaço para pensarem em SAÚDE. Uma falha que alguns já começam perceber. Se eu quero algo, devo focar a mente em manifestar este algo em minha vida. Se quero um carro, e ficar focando na ausência dele, estarei atraindo mais daquilo que eu nutrir em minha mente, ou seja, mais a falta dele. Se um médico só tem doença na cabeça, o que ele vai ver quando olhar para você? A arte de ver o bem no mal é um treino, mas os médicos devem aprender a mudar estas estratégias: URGENTEMENTE. Estamos criando uma geração de doentes, pois a mente de muitos só focam isso: doenças, problemas financeiros, e mais um monte de desgraças. Sabem por que elas existem? Porque as criamos inicialmente com nossas mentes. E as alimentamos com programas de televisão sensacionalistas que, assim como os maus médicos, só pensam em uma coisa: em si mesmos, e nunca nos outros. Onde está o Amor, a Fraternidade?

Sua principal ocupação é baseada em doar-se, em fazer seu melhor com amor, ou você pensa em si apenas? E em sua vida em geral? Você serve às Sombras ou à Luz? Não se trata aqui de pensamento religioso, mas sim de algo prático: observe seus atos, pensamentos e palavras? Enfrente-se – seja corajoso e sincero consigo mesmo, ou vai continuar na escuridão. Faça uma escolha. A cada dia você a faz de um jeito ou de outro, tome uma decisão de hoje ficar do lado certo. E a cada dia melhore algo em sua vida.

Há uma armadilha que poucos se dão conta a cada dia que se levanta da cama: eu me entrego ao que sinto, ou decido comandar o que sinto. Se acordo feliz, eu fico feliz porque acordei feliz, ou porque decidi ser feliz neste dia?

Se acontece algo de “ruim” ou de “bom”, eu opto por me entregar ao sentimento, ou decido dar um passo atrás e controlá-lo, alterá-lo? A armadilha é: as coisas no meu mundo exterior afetam meu estado interno. De fato, isso funciona de outro modo: meu estado interno é afetado por meus pensamentos. Experimente: olha para o rosto de uma bebê ao dormir feliz, calmamente. Faça isso agora. Que sentimento isso te traz? Agora olhe para um fato triste, e observe o sentimento que isso te traz. Agora, você pode olhar para algo triste e se sentir como quiser? Claro, observe, antes de sentir o que sente, que pensamento passa pela sua cabeça?

Estendendo:
Fato 1: a. olhar para um bebê dormindo, ou algo feliz; b. observar que pensamento surge em sua mente; c. observar o sentimento que surge.
Fato 2: a. olhar para um fato triste;  b. observar que pensamento surge em sua mente; c. observar o sentimento que surge.

Fez o exercício? Então, o que o deixa feliz ou triste, o pensamento ou o fato externo? Se você experimentou, vai observar que foi o pensamento. Isso é o que dirige nossa vida, cria mundos, um mundo de doenças e problemas, ou um mundo de saúde e felicidades. É aí, em seu pensamento. Você pode optar por ser uma pessoa reativa, ou uma pessoa proativa, ou seja, a que observa o fato, e logo em seguida escolhe qual o melhor pensamento diante do fato, seja ele qual for. Confesso, é um desafio, mas vale a pena percebermos o resultado em nossas vidas.
Experimente ficar um dia sem reclamar de nada, nem verbalmente, nem em pensamentos. Experimente agradecer mentalmente e verbalmente dez vezes mais que normalmente faz. Experimente amar com mais intensidade, isso requer coragem, mas faça. Experimente perdoar mais, a tudo e todos (perdoar é apenas soltar, liberar, deixar ir embora de sua mente, só isso, soltar o veneno que só faz mal a uma pessoa, quem a tem). Experimente se direcionar para a Luz de sua sabedoria interior. Ela é seu melhor Guia para tudo, sempre. Experimentar não é tentar, pois tentar é dar 50% de chance para que não funcione. Experimentar é saborear, ganhar experiência. Sabedoria vem de sabor, por isso saboreie a vida mais, mas não tente, faça.

Sucesso, e muita Luz em seus caminhos.
Rogério Turgante

Skype: prof.turgante