terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Venda que une e Venda que Desune



Venda que Une e Venda que Desune
   
         O termo Venda é largamente usado no mundo atual não apenas para quem é profissional da área.  Tudo é venda, a criança chorando por mamadeira é um tipo de argumento de venda, ou não é? Um adolescente clamando dinheiro para o pai, ou aquele presente, também precisa encontrar os meios mais adequados para se comunicar e conseguir o que quer. Numa paquera, cada um usa suas “armas” para conquistar, por exemplo, e isto também é Venda.

Há o ditado que diz que tudo é venda, por se tratar de um meio de comunicação para propor algo ao outro, ou para obter seu objetivo, ou ainda para beneficiar ao outro. Há ainda um caso de um amigo que tentou doar algo a um órgão público, e houve tanta burocracia que acabou por desistir. Isto também é venda. Ou melhor, uma tentativa, já que a venda não houve.

            O termo venda é muito amplo, e podemos aqui neste artigo dizer que a palavra venda, que vem do latim vendita, tem o sentido de doar algo em troca de outra coisa. Mais ainda, a venda como profissão, como trabalho temporário, esporádico ou não, é uma atividade que requer profissionalismo, e acima de tudo, amor pela arte.  

O Professor José Henrique de Souza, ilustre Filósofo e Pensador brasileiro, nos diz que o trabalho ou é baseado no amor, ou no sacrifício, como quem diz, quem faz o que ama é mais feliz. Há termos usados em livros de autoajuda como o ganha-ganha, e o ganha-perde, onde, em um acordo os dois lados ganham, ou apenas um, respectivamente.

O ganha-ganha diz bem do profissional que ama o que faz, e busca ser ético, correto, direito, e agregar valor ao mercado, ou seja, seu produto ou serviço faz algo de benéfico ao outro. O sistema ganha-perde é o contrário, é egoísta, e visa se dar bem às custas de outrem, ludibriando, ou sendo imoral, antiético. É óbvio que nos dias atuais só há um meio de vencer e se consolidar, é através da honestidade, do trabalho e da produção consciente do valor que está seu produto agregando, ou seja, quantas pessoas consegue favorecer. Pergunte-se: seu produto melhora a vida de quantas pessoas? E assim você terá a medida de seu sucesso.

Quero, com este breve prolegômeno, dizer que pretendo dar uma ideia um pouco além, ou seja, algo me ocorreu após muito tempo de observação como empreendedor, como professor, e como pesquisador e terapeuta (Practitioner) de PNL – Programação Neurolinguística – e de Programação Mental, ciências correlatas e Metafísica.

Há dois caminhos claros em qualquer profissão: a atividade que une e a que desune.

            Se pela lógica espiritualista tudo tende à união, ou seja, o Universo veio do Uno para as multiplicidades, e seu caminho é a volta, o caminho ao Pai (das religiões), ou seja, voltando ao Superior, à Divindade, ao Princípio Uno, chamem como achar melhor, pois este artigo não defende nenhuma religião em específico, mas apenas um raciocínio intuitivo, digamos assim, então as multiplicidades voltam infalivelmente ao Uno.

Os dois caminhos em qualquer atividade deve ser claro, devemos ter consciência de cada ação nossa no dia a dia, e nos perguntarmos: isso me aproxima mais de meus colegas, clientes, parceiros, criando um vínculo de respeito, onde cada um cumpre seu papel? Se a resposta for positiva, então podemos dizer que estamos nos unindo mais às pessoas, e fazendo nosso papel em uma sociedade que busca evoluir e crescer, ou seja, facilitando a vida das pessoas. Podemos concluir claramente que só há um caminho seguro para qualquer sucesso: ajudar honestamente muitas pessoas.

Voltando à Venda, quando um vendedor profissional sai para fazer seu trabalho, lhe é ensinado erroneamente que ele deve vender. Erroneamente, porque em verdade, a Venda já existe antes, se souber ele se coligar com seus clientes. Não se trata apenas de criar empatia egoisticamente, entender e estudar o perfil do cliente, suas necessidades e interesses, e tudo o que sabemos que um bom profissional de vendas faz, ou deveria fazer, porém sem egoísmo. Estou me referindo à União, em seu sentido mais profundo. Pesquise sobre o ho’oponopono, e entenderão um pouco mais do que estou falando, ou seja, tudo o que está fora de mim é apenas um reflexo do que tenho em meu mundo interno. Há testes que comprovam que o que você faz mentalmente se reflete em seu mundo exterior. Um praticante de artes marciais que treina a mente tem melhores resultados do que aquele que só treina o físico. O vendedor do novo milênio deve atentar-se para seu mundo interno e terá melhores resultados externos.

O vendedor que faz a pós-venda com o conceito de que somos de fato todos um sabe que seu cliente não é seu adversário, é seu parceiro, e ele existe dentro do vendedor antes de existir fora, algo como o que a PNL pressupõe: “a resposta que você obtém é reflexo da sua comunicação”. E sua comunicação é reflexo de seu mapa interno de mundo, como você enxerga, sente, ouve, e cria seu mundo em sua mente, em seu sistema nervoso ou neurológico. Ele é feio ou bonito? A venda flui fácil ou é trabalhosa? Tudo isso é sua criação mental e emocional, pois você vai atrair o que sua mente vibra, o que ela foca. Trabalhe seus padrões internos, e seu mundo muda automaticamente, como podemos ver no Livro “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker.

No pós-venda, achamos que devemos apenas acompanhar e prestar uma assessoria, porém, se fizermos algo um pouco além, estaremos criando vínculos eternos com o cliente, que por vezes preferirá pagar até mais caro e ficar com você, pois você o vê como parceiro, e não como oponente, e o chama para seu mundo, assim como você deve entrar no mundo dele. Isso são uma união maior e vínculos mais duradouros, além de muito mais saudáveis e lucrativos. O mais interessante é ser lucrativo para os dois lados, e fortalecendo o laço que une o cliente e o vendedor ou empresa. O ideal é criar amizades verdadeiras, o que de fato raramente ocorre. Mas para esse grau de conexão ocorra, é preciso haver intenção pura e verdadeira.

Quando o Vendedor sair para fazer seus contatos com isso em mente, o resultado será extraordinário, pois conseguirá muito mais que uma venda, um lucro a mais, ele conseguirá expandir seu mundo. E isso não para nunca, não tem fim. O Vendedor que busca união verdadeira, uma profunda conexão, não tem nada a ver com o vendedor da era passada que visa apenas lucros egoístas.

Então, você está pronto para ser um Vendedor ou Empreendedor da Nova Era?

Rogério Turgante
Practitioner em PNL/ Programação Mental.
Instrutor, Consultor e Terapeuta.

35.9153.1414 – Tim MG. Skype: prof.turgante

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cura Eletrônica

Curso de Cura Eletrônica 


Este conhecimento foi-nos dado por Metatron, canalizado por alguém que não quis se identificar a fim de se preservar, e tem como finalidade iniciar os participantes no conhecimento, na técnica, e conectar-se com seu Deus Interno através dos Elétrons Divinos de Metatron. Não só isso, traz inúmeros outros benefícios, físicos, energéticos, mentais, emocionais, espirituais, etc.

Excelente para tratamentos vários, e vários áreas de sua vida.

Neste Grau I, você pode fazer como Praticante, ou como Professor, caso deseje dar aulas posteriormente.

Conteúdo do curso:
Os sete Chacras;
A Grande Fraternidade Branca, a Chama Trina e a Chama Sétupla;
Os Sete Corpos;
Metatron - Príncipe da Hierarquia Angélica;
Karma, Anjo Ministerial, Elemental;
Os Elétrons Divinos de Metatron;
A técnica, práticas;
Cura dos setores de sua vida: área profissional, saúde, finanças, relacionamentos, espiritualidade;
Cura dos reinos da natureza, e do planeta;
E muito mais.


Benefícios: seu poder e magnetismo espiritual é aumentado, de modo a obter Paz, Harmonia, e tudo o que precisa para acelerar o bem estar geral em todos os setores de sua vida. 

Depoimentos: 



"Trouxe-me uma paz profunda, um grau de sensação de espiritualidade enorme, sem me sentir mais que ninguém, mas sim apenas como se estivesse com Deus. Minha mente clareou mais, e tudo parece ter entrando nos eixos com muita suavidade e simplicidade". Rogério, 47, professor.



"O curso parece muito surreal a princípio, depois a energia vai se assentando, e percebemos um contato espiritual melhor, e no meu caso mexeu no meu emocional, me trazendo muita calma, me deixando relaxada, e tranquila, pois costumava ser muito ansiosa, sinto que tudo se acalmou". Giane Brum, 39, terapeuta.




Curso Online!

Informações e reservas: 35.9.9153.1414 (Tim e Whatsapp/ Telegram)

Skype: prof.turgante

Inclui Apostila e Certificado, Acompanhamento em todas as Três Etapas.

Participe, e ganhe muito em espiritualidade, evolução, e enriquecimento.

Alerta: este curso pode mudar seu mundo inteiramente.

Mais Informações: 

Descubra um pouco mais nestes links:

1. Grupo no Facebook: 
https://www.facebook.com/groups/curaeletronicademetatron/ 


2. Grupo de Cura Eletrônica no Telegram: https://t.me/joinchat/AAAAAELx86xP_gexT2nF1Q 

3. Canal da Grande Fraternidade Branca no Telegram: t.me/grandefraternidadebranca  

Baixe o Aplicativo do Telegram em seu computador, Celular e tablet, e participe.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Terapeuta em Guarulhos, São Paulo, e São Lourenço, MG



Terapias com PNL e Programação Mental e Cura Eletrônica (Metatron).

Depressão, Síndrome do Pânico, Transtornos de Ansiedade, Fobias, auto-estima, Tratamentos diversos, etc.


Agende uma sessão: 

11.95424.4144 - Tim; 

11.98070.1761 - Oi.

35.9175.9725 - Tim.

Rogério Turgante

Practitioner em PNL
Instrutor
Terapeuta

(desde 1997)

www.programacaomental.no.comunidades.net 

Para Palestras gratuitas ou pagas, em sua empresa, ou para um grupo, contacte-nos.
_________


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Curso de PNL e Programação Mental 

Objetivos: 
Ensinar, treinar, aperfeiçoar e desvendar o uso da Mente, tanto a concreta como a abstrata (arrúpica), e elevar o caráter do homem, aprimorando suas habilidades, conhecimentos teóricos e práticos, estratégias, comportamentos, crenças, senso de missão, para fins de evolução em vários planos, como nos setores da vida pessoal, profissional, relacionamentos, espiritual, saúde, etc.

Público alvo: Jovens e adultos interessados em seu progresso material e espiritual de maneira saudável e correta, ou empresas interessadas em aprimorar suas equipes de profissionais de setores diversos.

Horários: Manhã, tarde e noite ou sábados – sugestão: dois encontros semanais de 2 horas cada, totalizando 25 aulas de duração total de 50 horas de curso no período de três meses ou 12 semanas e meia.

Locais: Harmony Programação Mental - Guarulhos.

Carga horária: 50 horas de curso teórico e prático. Material usado: apostilas várias são fornecidas durante todo o curso.

Metodologia: Curso dinâmico, teórico e prático, rico de exercícios para aprender e aprimorar a usar as diversas ferramentas para seu enriquecimento em vários setores da vida pessoal e profissional. 

Inscrições: 11.5424.4144 (Tim) ou 11.8070.1761 (Oi) – para cursos em São Paulo; 35.9175.9725 (Tim) – para cursos em São Lourenço, MG e região, ou pelo site: www.programacaomental.no.comunidades.net 

Instrutor: O Professor Rogério Turgante é formado em Letras, titulado Practitioner em PNL, Programação Neurolinguística, é membro da SBE – Sociedade Brasileira de Eubiose – há 22 anos, que visa o Progresso Mental e Espiritual do Brasil e do mundo, através de estudos profundos de Espiritualidade, Teosofia, e Filosofias várias.

Faz palestras, cursos e workshops de PNL, Programação Mental, Motivação, Espiritualidade, Estratégias avançadas para Profissionais e Equipes mais eficientes em empresas, e em seu espaço em Guarulhos, SP, e em São Lourenço, MG, assim como em todo o Brasil.

Depoimentos: 

“Fiquei muito impressionada com a rapidez que resolveu minha ansiedade, coisas que foram resolvidas em uma sessão, e que não conseguia resolver em dois anos de terapia convencional. Aprendi que posso fazer alterações relacionadas ao meu passado, transformando coisas ruins em boas, e auxiliando em minha vida. Agora posso criar o futuro que eu quiser para mim. O Instrutor e terapeuta Rogério Turgante é muito paciente e competente, e transmite muita segurança”. 
 Giane Brum, 33, São Lourenço, MG.

 “A PNL me ajuda em mudanças de comportamento. Com meus pacientes, eu trabalho com ansiedade, tratamento de fobias, síndrome do pânico, depressão, e como profissional, a PNL resolve com muito mais rapidez. O Instrutor passa muito bem o conteúdo, passa transparência e confiança”. 
Glória Mendes Ferreira, Psicóloga, São Paulo.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

50 Segredos das pessoas que nunca adoecem

50 Segredos das pessoas que nunca adoecem
Cinco povos ao redor do mundo se destacam pela longevidade: eles vivem, em média, dez anos a mais do que o restante da humanidade. Conheça agora seus principais hábitos de vida
fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/93/artigo205423-1.asp

Cinco povos ao redor do mundo se destacam pela longevidade: eles vivem, em média, dez anos a mais do que o restante da humanidade. Conheça agora seus principais hábitos de vida
fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/93/artigo205423-1.asp


As respostas estão no livro Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes, recém-lançado nos EUA. Em suas andanças, Stone percebeu que cinco povos eram os mais saudáveis: a Barbagia, na Itália; Okinawa, no Japão; a comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia, na Califórnia; a Península de Nicoya, na Costa Rica; e a ilha grega de Ikaria.
Outro americano, Dan Buettner, escreveu sobre o tema em um livro que virou best-seller: Blue Zones: lições de pessoas que viveram muito para quem quer viver mais. Ambos os autores nos ajudaram a traduzir as experiências dessas pessoas. Confira 50 dicas eficazes, comentadas por 21 especialistas brasileiros.
1. Beber água mesmo sem ter sede

]a água está para o corpo humano assim como o combustível para o carro. Isso porque, sem manter os nossos níveis hídricos sempre abastecidos, todo o organismo sofre. O líquido ajuda a aumentar a saciedade, evitando compulsões que podem levar ao sobrepeso e ao aparecimento de diversas doenças, ao mesmo tempo que mantém a saúde do sistema renal. "É o baixo consumo de água que resulta em urina concentrada e na maior precipitação de cristais, justamente o que leva à formação das pedras nos rins", adverte a nutricionista amanda epifânio Pereira, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. sucos naturais, chás e água de coco também podem ser usados.
2. Ir ao dentista regularmente
A boca é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a importância de permitir que um profissional a examine a cada seis meses. "Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, alterações hormonais e lesões cancerígenas podem ser detectadas numa consulta de rotina", diz o periodontista Cesário Antonio Duarte, professor da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o tratamento das cáries deixa o organismo protegido contra inúmeras doenças. "Cáries não tratadas podem se tornar a porta de entrada para micro-organismos, que poderão atingir órgãos nobres como coração, rins e pulmões", alerta o especialista.
3. Ingerir mais nozes
Bateu aquela fome de fim de tarde? Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse é um dos segredos dos Adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem nozes cinco vezes por semana. E diminuíram pela metade o risco de problemas cardíacos.
4. Temperar com alho
"Ele melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas", afirma a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia.
5. Comprar alimentos regionais
Se puder privilegiar alimentos produzidos na sua região, sua saúde sairá ganhando. Isso porque os produtos da safra, que não recebem uma grande quantidade de conservantes, em geral, são muito mais ricos em nutrientes. Agora, se você puder ir pessoalmente à feira ou à quitanda do bairro, tanto melhor.


6. Comer mais frutas
Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das medidas mais significativas na prevenção de doenças crônicas. A prática foi observada em pelo menos quatro das cinco Blue Zones e é fácil entender o porquê. "Frutas, legumes e verduras possuem uma quantidade de vitaminas antioxidantes, boas gorduras e fibras que supera em muito a dos alimentos industrializados", diz Isis Tande da Silva, do Ganep Nutrição Humana.
7. Aprender a planejar
A tensão constante é extremamente prejudicial à saúde. "Ela afeta o funcionamento do sistema nervoso, hormonal e imunológico", alerta o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, professor da USP. Uma boa maneira de controlar essas reações é não deixar todos os compromissos para a última hora. "Acostume-se a anotar suas pendências em uma lista", diz o especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa.
8. Fracionar a dieta
Comer mais vezes ao dia e optar por porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. "Os jejuns prolongados desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder nas refeições", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. Quando dividimos a nossa alimentação diária em cinco ou seis refeições, também estamos dando uma forcinha ao processo de digestão e ao intestino, evitando sobrecargas.
9. Aproveitar o contato com a natureza
Sinta o cheiro da grama molhada, escute os pássaros, sente-se na sombra de uma árvore... Pratique essa terapia sempre que possível, já que ela é altamente relaxante. "A vegetação transfere umidade ao ar e, portanto, o ambiente fica ionizado negativamente. Isso provoca uma reação química no organismo, gerando uma sensação de muita calma", explica a arquiteta Pérola Felipetti Brocanelli, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A psicóloga Solange Martins Ferreira, do Hospital Santa Catarina, garante que as atividades ao ar livre também contribuem para recuperação de pacientes: "Quando observam a natureza, eles tiram a atenção da doença".

10. Levantar peso
A ideia não é apenas ficar forte. "Um dos principais benefícios é o aumento da densidade óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose e na reversão da sarcopenia (diminuição no número de sarcômero, a unidade do músculo esquelético). Isso evita a incapacidade funcional, muito comum em idades avançadas", diz Ricardo Zanuto, fisiologista e professor de Educação Física das Faculdades Integradas de Santo André.
11. Ser um voluntário
Se você ainda não conseguiu um tempo para isso, é bem provável que não tenha encontrado a causa certa. "Quando se apaixonar de verdade por um trabalho social, acabará colocando-o na lista de prioridades", garante o especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa. "Dedicar uma noite por semana já é um bom começo", diz Dan Buettner.
12. Celebrar a vida
Não espere algo de extraordinário acontecer, mas acostume-se a comemorar as pequenas vitórias. Essa é a receita de longevidade dos italianos que vivem na Sardenha, uma das Blue Zones. Eles chamam a atenção pela disposição que têm para festejar tudo e todos.
13. Cultivar a sua fé
"A religião empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá uma nova dimensão às vitórias e também às perdas. Além disso, orienta e ajuda as pessoas a tomar decisões difíceis", explica Jorge Claudio Ribeiro, professor de Teologia da PUC-SP.
14. Trocar o café pelo chá-verde
Ainda que você precise do café para acordar, faça a substituição. Afinal, o cháverde também contém cafeína, que funciona como estimulante. O bom é que ele oferece outros extras. "Diversos estudos mostram que a bebida atua na prevenção e no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson", afirma a nutricionista Andréia Naves.
15. Pegar leve com as carnes vermelhas
Embora sejam importantes fontes de ferro, são alimentos de difícil digestão e, portanto, retardam o funcionamento intestinal. Então, se você é do tipo que não pode viver sem um bifinho, contente-se com um filé médio por dia.
16. Praticar mais atividade aeróbica
Pode ser uma caminhada ou uma corrida. Esse tipo de exercício tem impacto direto sobre os fatores de risco associados à hipertensão, ao diabetes e à obesidade. "A prática regular melhora a força e a flexibilidade, fortalece ossos e articulações, facilita a perda de peso e diminui o colesterol", afirma Zanuto.
17. Encontrar a sua tribo
Se você gosta de esportes, certamente irá sentir-se bem com amigos que também gostam. Portanto, faça um esforço para encontrar pessoas com quem possa compartilhar e trocar ideias. "Uma das atitudes mais importantes para garantir a longevidade é cercar-se de pessoas que vão lhe dar suporte e que conectam ou reconectam você com o sentido maior que você dá à sua vida", diz Dan Buettner.
18. Ser agradável
Facilita a convivência social e cria vínculos com pessoas que poderão apoiá-lo quando necessário. Mas como tornar-se uma pessoa agradável? O autor Dan Buettner é quem responde: "Para isso, é preciso ser interessado e não apenas interessante. Pessoas simpáticas perguntam a você como está em vez de falarem apenas de si mesmas".
19. Definir seus objetivos
É o que os moradores de Okinawa chamam de ikigai e os habitantes de Nicoya nomeiam de plano de vida. Seja como for, o fato é que eles têm muito bem definidas as suas razões de viver e investem nesses propósitos.

20. Conhecer melhor a ioga
Ela une princípios da meditação, exercícios para o equilíbrio, alongamento e o treinamento de força, com foco na respiração. Tudo isso graças à execução de movimentos sequenciados. "A ioga é ótima para a longevidade, porque fortalece os músculos e ligamentos. Então, os movimentos tornam-se mais fluidos e seguros. A prática tem ainda um efeito importante na redução do estresse", diz Dan Buettner.
21. Guardar o despertador na gaveta
Dormir bem significa dar ao corpo a chance de se recompor totalmente. "Se você se deita, dorme logo e acorda bem disposto, pode dizer que tem um sono de qualidade", ensina o neurofisiologista Flavio Alóe, do Centro de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas (SP). Quem não tem, corre um risco muito maior de adoecer. "Aqueles que dormem pouco podem ter um aumento do colesterol e dos triglicérides", complementa Alóe.
22. Apostar nos integrais
Não basta comer pão integral. Com um pouco de criatividade, é possível incluir a farinha e aveia integrais na preparação de inúmeros pratos. Quer um bom motivo para fazer isso? Pois saiba que os alimentos não processados oferecem um aporte muito maior de nutrientes. "No processo de refinamento, o germe dos grãos são retirados, restando praticamente o amido", explica a nutricionista Patrícia Morais de Oliveira, do Ganep.
23. Pensar na sua vocação
Fazer o que gosta é uma forma eficiente de afastar o estresse. Além disso, é interessante que o seu tipo de trabalho seja capaz de fazê-lo sentir-se realizado. Por último, saiba que aquele que se empenha em uma carreira para a qual há um sentido profundo, além da manutenção da renda, se sente mais motivado a investir na atualização dos conhecimentos. E estudar, como já vimos, é um santo remédio para o cérebro.
24. Doar seus pratos grandes
A população de Okinawa descobriu um jeito de comer 30% menos: eles utilizam pratos de apenas 23 cm de diâmetro. "Há experiências promissoras sendo realizadas por meio da restrição calórica orientada, que já se mostrou capaz de aumentar o tempo de vida de animais de laboratório em 60%", afirma Ellen Paiva.
25. Ter atitudes positivas
"As emoções fazem parte daquilo que somos e, portanto, são capazes de provocar reações físicas muito claras. As positivas curam e determinam uma maior e melhor qualidade de vida", diz Armando Ribeiro das Neves Neto.
26. Emagrecer a despensa
Na hora da compra, elimine os alimentos que possuem qualquer quantidade de gordura trans e evite os que contêm gorduras saturadas. E por um motivo simples: as chamadas gorduras ruins têm relação com o aumento dos níveis de colesterol LDL e triglicérides, fazendo crescer o risco de infarto e de acidente vascular cerebral. "Além dos industrializados, convém tomar cuidado com os alimentos de origem animal, como carnes gordas", alerta a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional.

27. Saber como usar a soja
Em Okinawa, no Japão, o consumo de produtos da soja é o maior de todo o mundo. O resultado? Dos cerca de 1 milhão de habitantes locais, mais de 900 pessoas já passaram dos 100 anos. "O consumo frequente reduz os riscos de doenças cardiovasculares", afirma a nutricionista Renata C. C. Gonçalves, do Ganep.
28. Estudar sempre
Manter as atividades intelectuais é uma maneira de garantir anos extras de vida e muito mais saúde, principalmente nas idades avançadas. "Exercitar o cérebro vai deixá-lo mais protegido contra doenças. Na prática, isso significa um risco menor de limitações físicas, mesmo se algo der errado porque, nesse caso, a recuperação será muito melhor", explica o neurologista André Gustavo Lima, do Hospital Barra D´or.
29. Ter um dia só para você

Os Adventistas do Sétimo Dia que vivem em Loma Linda, na Califórnia, recolhem-se em suas casas aos sábados e aproveitam a ocasião para meditar e orar. E esse parece ser mais um bom hábito que poderíamos nos esforçar em copiar. Afinal, essas pessoas vivem de cinco a dez anos mais que o resto da população americana. "Se for impossível fazer isso, tente conseguir pelo menos 15 a 20 minutos por dia para não fazer nada, ou melhor, para pensar apenas. É como marcar uma reunião consigo mesmo", diz Christian Barbosa
30. Apagar o cigarro
Quem tem menos 40 anos e fuma até 20 cigarros por dia tem quatro vezes mais chances de infartar. Agora, se o consumo for maior, o risco sobe 20 vezes. A explicação é simples: as substâncias do cigarro levam à contração dos vasos sanguíneos, à aceleração dos batimentos cardíacos, além abaixar o HDL, que age como um protetor das artérias.
31. Ouvir a sua música
A musicoterapeuta Maristela Smith, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), tem uma receita interessante para quem quer tirar proveito da terapia da música. "Faça um CD com as músicas que marcaram positivamente a sua vida para criar a sua identidade sonora musical. Escute-o regularmente, principalmente quando estiver precisando melhorar o astral", ensina a especialista.
32. Respirar com consciência
Quando estiver precisando relaxar ou desacelerar seu ritmo, faça a respiração completa. "Inspire calmamente o ar pelo nariz, contando três segundos. Então, bloqueie a respiração por um tempo, retendo o ar, e expire pela boca em seis segundos. Assim, você estará atuando diretamente sobre o sistema nervoso autônomo", ensina o educador físico Estélio Dantas, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
33. Curtir os animais
Mesmo que não possa ter um em casa, descubra aqueles com os quais possui mais afinidades e dê a si mesmo a oportunidade de tocá-los. Para a veterinária Maria de Fátima Martins, professora de Zooterapia da USP, a convivência com os bichos é uma rica fonte de benefícios psicológicos, físicos e sociais. Ela coordena uma experiência de terapia assistida com animais em asilos. "O contato com os animais tem melhorado a vida dessas pessoas. Para alguns idosos, a experiência foi tão positiva que eles chegaram a diminuir o número de medicamentos que tomavam", conta.
34. Ser muito mais ativo
Comece descendo alguns pontos antes do ônibus. Fazer mais atividades a pé ou de bicicleta, cozinhar, cuidar do jardim, brincar com o seu cachorro, todas essas maneiras de se mexer são válidas. "Um dos segredos da longevidade é encontrar meios de se manter sempre em movimento. De preferência, concentre-se em atividades que também lhe dão prazer, e os benefícios serão maiores", sugere Dan Buettner.
35. Desacelerar o ritmo
"Se você não cria um tempo para estar bem, terá que ter tempo para se cuidar quando ficar doente", alerta Dan Buettner. O primeiro estágio do estresse é a fase de alerta. Ele nos permite realizar muitas tarefas em pouco tempo e aí nos sentimos bem. Porém, quando persistimos na tensão, o organismo entra em fadiga.
36. Comer mais iogurtes
"Eles reforçam a nossa imunidade", explica a nutricionista Gabriela Maia, da Clínica Patricia Davidson Haiat. O que as bactérias vivas contidas nesses potinhos também fazem é melhorar o nosso humor. Afinal, é o intestino que responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo.

37. Investir no ômega-3
Peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum), sementes de linhaça moídas e óleos de peixe, de soja e de canola são ótimas fontes desse nutriente, que tem ação comprovada na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides, além de ajudar no controle da pressão e de prevenir o risco de tromboses, que danificam os vasos sanguíneos. O composto ainda é coadjuvante em tratamentos neurológicos e de osteoporose.
38. Controlar o álcool
A curto e médio prazos, o álcool pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda aumentar a pressão arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda compromete o funcionamento de todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o fígado.
39. Brincar com as crianças
É uma excelente estratégia para tirar o foco das preocupações, aproximar a família ou amigos e facilitar o contato intergeracional. E todos esses aspectos estão associados à longevidade. Porém, para funcionar, é preciso que se tenha um mínimo de afinidade com os pequenos.
40. Construir o próprio jardim

Mexer com plantas e flores pode ser um hobby interessante e saudável, desde que você realmente consiga tirar prazer da atividade. "Esse tipo de passatempo é muito válido para prevenir o estresse, tanto quanto fazer trabalhos manuais ou cozinhar. Só não pode virar rotina e obrigação. Se a pessoa tem que cozinhar ou cortar a grama todos os dias, por exemplo, isso passará a representar, na vida dela, mais uma fonte de tensão. E aí os benefícios não virão", explica Armando Ribeiro Neto.
41. Desfrutar do sol
Sentir na pele o calor dos raios solares não é somente uma receita para adquirir disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de exposição, oferecemos ao corpo algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a síntese de vitamina D. "O composto é importantíssimo na fixação de cálcio no organismo, prevenindo a osteoporose, além de fortalecer o sistema imunológico", afirma a endocrinologista Bárbara Carvalho Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais.
42. Perdoar mais
"Para envelhecer bem, é preciso olhar para a nossa trajetória de vida aceitando os erros cometidos e desculpando-se por eles. Da mesma forma, é interessante perdoar aos outros, percebendo que não fomos apenas vítimas", diz a psicóloga Dorli Kamkhagi, colaboradora do Laboratório dos Estudos do Envelhecimento do Hospital das Clínicas (SP). "Perdoar é retirar objetos pesados de uma mochila que carregamos", compara.
43. Dar uma chance à laranja
Uma única unidade é capaz de prover a necessidade que o nosso corpo tem de vitamina C a cada dia. "Protege contra o câncer, afasta aquela gripe chata e até ajuda a pele a se recuperar mais rapidamente dos estragos promovidos pelo sol", diz a nutricionista Gabriela Soares Maia.
44. Alongar o corpo todo
Os problemas mais frequentes do aparelho locomotor, e que estão relacionados ao envelhecimento, são a perda da mobilidade e a osteoporose. "O alongamento, enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos principais fatores de manutenção da autonomia funcional em idosos", garante o educador físico Estélio Dantas.
45. Cochilar após o almoço
Na Península de Nicoya, na Costa Rica, a sesta é um costume institucionalizado. E, em muitas outras partes do mundo, as pausas para um cochilo também são comuns. "Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia compensatória", diz o neurofisiologista Flavio Alóe. É como renovar as energias, antes de recomeçar a jornada.


46. Priorizar as pessoas amadas
Este é outro ponto comum dos que vivem nas chamadas Blue Zones. "Eles contam com famílias fortes e se apoiam mutuamente", conta Dan Buettner. Relações verdadeiras nos protegem de situações adversas.
47. Esquecer do sal
A redução de seu consumo é imprescindível para prevenir e controlar a hipertensão que, por sua vez, oferecem as condições favoráveis para que inúmeros problemas de saúde progridam rapidamente, tais como a insuficiência renal e as complicações cardíacas. "O sal em excesso faz o corpo reter mais líquido, o que, além de causar inchaço, também aumenta o volume sanguíneo, elevando a pressão nas artérias", explica a nutricionista Andréia Naves. Para passar bem longe desse drama, vale cortar o sal de cozinha que adicionamos aos pratos durante a preparação, para colocá-lo apenas no momento de consumir, e sempre usando o bom senso. Outra dica é reduzir o consumo de condimentos, pratos prontos, embutidos ou enlatados.
48. Praticar sexo com prazer
A atividade sexual ajuda a aliviar as tensões, já que, durante a relação, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor. O sexo ainda faz bem para a circulação. Por fim, vale como um excelente exercício e ajuda a reforçar vínculos de afeto.
49. Criar um tempo para a família
A união e o apoio mútuo entre cônjuges, pais e filhos precisam certo investimento de tempo e atenção. Mas como encontrar períodos livres para dedicar a essas pessoas todo o carinho que merecem? "Vale programar um jogo que possam fazer juntos, que permita confraternizar e trocar ideias", diz Christian Barbosa.
50. Usar as dicas diariamente
Caminhar só aos finais de semana ou encontrar mais tempo para os amigos apenas nos períodos em que a rotina de trabalho sossega um pouco podem ser um bom começo, na tentativa de transformar a sua vida para melhor. É preciso, porém, garantir que mudanças pontuais se transformem em hábitos, para colher resultados significativos no que diz respeito à saúde e à longevidade. "As pessoas que eu conheci enquanto preparava o livro possuem diferentes segredos, mas uma coisa que todas elas têm em comum é a disciplina; elas usam seus segredos diariamente, ou seja, fazem da boa saúde uma prioridade, um hábito mesmo", finaliza Gene Stone.
Produção: Janaina Rezende / Fotos Fabio Mangabeira e Shutterstock

Aprimore sua Qualidade de Vida:
www.programacaomental.no.comunidades.net

Cursos de PNL - Prof. Roger T.
Para sua empresa, ou em nossa escola
Informações: 11.9783.1335 (Vivo), 11.8070.1761 (Oi).

sábado, 29 de janeiro de 2011

Do bom e do melhor

DO BOM E DO MELHOR
(Leila Ferreira)

Estamos obcecados com "o melhor".
Não sei quando foi que começou essa mania,
mas hoje só queremos saber do "melhor".
Tem que ser o melhor computador, o melhor carro, o melhor emprego, a melhor dieta,
a melhor operadora de celular, o melhor tênis, o melhor vinho.
� O bom, não basta.
� O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os outros
� pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes,
� porque, afinal, estamos com "o melhor".
� Isso até que outro "melhor" apareça - e é uma
� questão de dias ou de horas até isso acontecer. Novas
� marcas surgem a todo instante.
� Novas possibilidades também. E o que era
� melhor, de repente, nos parece superado, modesto, aquém
� do que podemos ter.
� O que acontece, quando só queremos o melhor, é que
� passamos a viver inquietos, numa espécie de insatisfação
� permanente, num eterno desassossego.
� Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, porque
� estamos de olho no que falta conquistar ou ter. Cada
� comercial na TV nos convence de que
merecemos ter mais do�� que temos.
� Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os outros (ah,
� os outros...) estão vivendo melhor, comprando melhor,
� amando melhor, ganhando melhores salários. Aí a gente não
� relaxa, porque tem que correr atrás, de preferência com o
� melhor tênis. Não que a gente deva se acomodar ou se
� contentar sempre com menos.

� Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente..

� Se não dirijo a 140, preciso realmente de um carro com
� tanta potência? Se gosto do que faço no meu trabalho,
� tenho que subir na empresa e assumir
� o cargo de chefia que vai me matar de estresse porque é o
� melhor cargo da empresa?

� E aquela TV de não sei quantas polegadas que acabou com o
� espaço do meu quarto?
� O restaurante onde sinto saudades da comida de casa e vou
� porque tem o "melhor chef"?
Aquele xampu que usei durante anos tem que
ser aposentado porque agora existe um
� melhor e dez vezes mais caro?

� O cabeleireiro do meu bairro tem mesmo que ser trocado pelo
� "melhor cabeleireiro"?
� Tenho pensado no quanto essa busca permanente do melhor tem
� nos deixado ansiosos e nos impedido de desfrutar o
� "bom" que já temos.
� A casa que é pequena, mas nos acolhe.
� O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria.
� A TV que está velha, mas nunca deu defeito.
� O homem que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais
� felizes do que os homens "perfeitos".
� As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, mas
� vai me dar a chance de estar perto de quem amo.
� O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas das
� histórias que me constituem.
� O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e sente
� prazer. Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso?
� Ou será que isso já é o melhor e na busca do
� "melhor" a gente nem percebeu?
Leila Ferreira é uma
� jornalista mineira com mestrado em Letras e doutorado em
� Comunicação que, apesar de doutorada em Londres, optou por
� viver uma vidinha mais simples em Belo Horizonte....

____________
Comentários: o melhor de um pode ser diferente para outro, por isso o que importa é a Consciência, Simplicidade, respeito pelo outro, pois o outro é você, sou eu, somos nós! OU seja, o outro não existe!

Prof. Rogério T.
Saiba mais de Espiritualidade em www.eubiose.org.br
Viva seu melhor aqui tb: www.inspiracao.net/77290

Do bom e do melhor

DO BOM E DO MELHOR
(Leila Ferreira)

Estamos obcecados com "o melhor".
Não sei quando foi que começou essa mania,
mas hoje só queremos saber do "melhor".
Tem que ser o melhor computador, o melhor carro, o melhor emprego, a melhor dieta,
a melhor operadora de celular, o melhor tênis, o melhor vinho.
� O bom, não basta.
� O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os outros
� pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes,
� porque, afinal, estamos com "o melhor".
� Isso até que outro "melhor" apareça - e é uma
� questão de dias ou de horas até isso acontecer. Novas
� marcas surgem a todo instante.
� Novas possibilidades também. E o que era
� melhor, de repente, nos parece superado, modesto, aquém
� do que podemos ter.
� O que acontece, quando só queremos o melhor, é que
� passamos a viver inquietos, numa espécie de insatisfação
� permanente, num eterno desassossego.
� Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, porque
� estamos de olho no que falta conquistar ou ter. Cada
� comercial na TV nos convence de que
merecemos ter mais do�� que temos.
� Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os outros (ah,
� os outros...) estão vivendo melhor, comprando melhor,
� amando melhor, ganhando melhores salários. Aí a gente não
� relaxa, porque tem que correr atrás, de preferência com o
� melhor tênis. Não que a gente deva se acomodar ou se
� contentar sempre com menos.

� Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente..

� Se não dirijo a 140, preciso realmente de um carro com
� tanta potência? Se gosto do que faço no meu trabalho,
� tenho que subir na empresa e assumir
� o cargo de chefia que vai me matar de estresse porque é o
� melhor cargo da empresa?

� E aquela TV de não sei quantas polegadas que acabou com o
� espaço do meu quarto?
� O restaurante onde sinto saudades da comida de casa e vou
� porque tem o "melhor chef"?
Aquele xampu que usei durante anos tem que
ser aposentado porque agora existe um
� melhor e dez vezes mais caro?

� O cabeleireiro do meu bairro tem mesmo que ser trocado pelo
� "melhor cabeleireiro"?
� Tenho pensado no quanto essa busca permanente do melhor tem
� nos deixado ansiosos e nos impedido de desfrutar o
� "bom" que já temos.
� A casa que é pequena, mas nos acolhe.
� O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria.
� A TV que está velha, mas nunca deu defeito.
� O homem que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais
� felizes do que os homens "perfeitos".
� As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, mas
� vai me dar a chance de estar perto de quem amo.
� O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas das
� histórias que me constituem.
� O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e sente
� prazer. Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso?
� Ou será que isso já é o melhor e na busca do
� "melhor" a gente nem percebeu?
Leila Ferreira é uma
� jornalista mineira com mestrado em Letras e doutorado em
� Comunicação que, apesar de doutorada em Londres, optou por
� viver uma vidinha mais simples em Belo Horizonte....

____________
Comentários: o melhor de um pode ser diferente para outro, por isso o que importa é a Consciência, Simplicidade, respeito pelo outro, pois o outro é você, sou eu, somos nós! OU seja, o outro não existe!

Prof. Rogério T.
Saiba mais de Espiritualidade em www.eubiose.org.br
Viva seu melhor aqui tb: www.inspiracao.net/77290
________