segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O Estado de Excelência

O Estado de Excelência


“A aquisição da verdade é o mais elevado dos ideais humanos”.
Professor Henrique José de Souza,
fundador da SBE – Sociedade Brasileira de Eubiose


A meta suprema do Homem deve ser aquela que não apenas o transforme, mas também o faça atingir sua auto-superação, e assim, segundo a PNL (Programação Neurolinguística), atingir o Estado de Excelência. Portanto, só há um meio seguro de se superar  rotineiramente: é olhando para dentro.

Olhando para fora, raramente encontramos um caminho seguro, pois há muitas ilusões, muitos desvios que parecem levar a algum lugar, e acaba por nos deixar ao deus-dará. De nada vale seguir mestres lá fora, pois o verdadeiro Mestre está bem aí, dentro de você.  Acredite. Tudo o que é externo só será útil se nos ajudar em nossa busca Real, a Verdade Interior: Sua Sabedoria Interna. É possível se conectar com ela. Não só é possível, é crucial que o façamos, é urgente, inclusive!

Para termos algum valor, precisamos nos doar de fato, assumir responsabilidades maiores, ou buscar alcançá-las. Aí então agregaremos valor aos nossos dias, ao nosso trabalho, nossa missão. Por exemplo, se quer atingir o nível da presidência de uma grande empresa, é preciso que estude, trabalhe, se dedique, faça por merecer, com ética, com amor ao seu trabalho e cumprindo bem seu dever sempre. O caminho do sucesso é seguro para os que dão um passo por vez. Saiba, por outro lado, que a cada passo, há mais responsabilidades, consequentemente, maior deve ser seu grau de amor, de humildade, de respeito, de lisura, de ética, há de se burilar para que de fato brilhe cada vez mais.

Nenhum diamante brilha quando encontrado em estado bruto na natureza. E, às vezes, este trabalho de se auto-burilar é um sacrifício, e pode doer, um pouco. Não que deva, mas dói porque ainda achamos que crescer deve doer. Associamos o esforço, o sacrifício, o fazer um pouco mais, assumir responsabilidades, etc. com a dor, com algo desagradável. Não é, nem precisa ser. O verdadeiro campeão é aquele que aprende desde cedo que quanto mais se trabalhar interiormente mais brilha exteriormente.

Aprende que sacrifício é um sacro-ofício: se você ama o que você faz, nenhum peso, nenhum obstáculo será suficiente para deter você. Se algo te fez desistir, se você parou e mudou de rumo, então talvez você não estivesse verdadeiramente em seu caminho, ou não era a hora ainda. Já está pronto agora? Não tem nenhum problema também se não estiver. Tudo tem sua hora.

O verdadeiro realizador é aquele que sabe qual é sua missão, e esta tem a ver com princípios e ética superiores. Ele faz seu trabalho por amor, por verdadeira paixão pelo seu sacro-ofício, e nem mede esforços, de verdade. Não fica medindo. Apenas arranca, e vai. Segue em frente, e não almeja chegar lá só por chegar lá, ou por quaisquer outros motivos exteriores. Ele segue sua paixão, e cumpre seu dever, simples assim. Ele é, ele faz, ele segue. Não dá ouvidos aos outros. Mas tudo isso, porque ouve seu clamor interno. Sua Voz de sua Sabedoria Interior.  

Vejam como é simples: assumir suas responsabilidades no mundo social, em sua profissão, com amor e desapego, apenas pelo amor de cumprir seu dever bem.
Isso parte de dentro para fora, de dentro de você, quando chegar a perceber qual é seu caminho, então nada mais pode deter você.  Torna-se um Servo de seu Dever, Amante de Sacrifícios em prol dos outros. Coloque isso como sua meta suprema. Este ponto é o Estado de Excelência que um dia todos devemos alcançar. Eu sei, é preciso ter muita coragem.  Mas também sei de uma coisa: ela está aí, dentro de você, jamais fora. Desperte-a!

Rogério Turgante

Nenhum comentário:

Postar um comentário