segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dica #3 da PNL (Programação Neurolinguística) para Aprimorar seu Inglês

Dica #3 da PNL (Programação Neurolinguística) para Aprimorar seu Inglês
Estudar Inglês implica uma série de coisas, como aprimorar as habilidades (falar, ouvir, ler e escrever), aumentar seu vocabulário, conhecimentos culturais, percepção de diferenças de sotaques, as características de entonação, expressões idiomáticas e gírias, etc.
Uma das coisas mais importantes para enriquecer seu vocabulário em Inglês é o Mind Map, ou ainda, o Word Map. Ele consiste na ideia de que é muito mais fácil adquirir e lembrar as palavras em grupos do que isoladamente. Ao associarmos uma expressão ou palavra com um contexto, com outras palavras, ou com um grupo maior, favorecemos as estratégias mnemônicas enormemente. Muita gente acha que tem problemas de memorização, o que ocorre muitas vezes é o uso de estratégias inadequadas, por exemplo: dirigir os olhos para cima facilita a visualização, e consequentemente o ato de soletrar palavras, ou de fazer contas de cabeça – fica muito difícil colocar os olhos para baixo e tentar, pode-se até conseguir, mas com a estratégia certa é como ter a ferramenta certa, ou seja, como apertar um parafuso sem chave de fenda, talvez uma faca ou outro instrumento ajude.... mas isso não significa que seja a melhor ferramenta. Você pode realizar muitas coisas com muitas estratégias, mas sempre podemos aprimorá-las.
Muitos cursos de Inglês tentam técnicas ineficientes para criar conversações que acabam por se frustrar no final de um período. Quando temos as melhores ferramentas, o grau de frustração é nulo. Isso significa: perda de tempo e de dinheiro. Enquanto eu ensino Inglês em 14 Lições no nível básico (cerca de 30 horas) usando as ferramentas mais adequadas estrategicamente, outros levam 150 horas – um custo cinco vezes maior! É rasgar dinheiro demais! E também é um enorme desperdício de tempo e energia!

Como então funciona o Word Map?

As palavras podem se relacionar entre si, ou com o contexto, ou com um grupo de palavras.
  1. 1.       Palavra com palavra ou expressão:
Exemplos:
Word: Word Processor, Word editor, Word by word; I’ve got a word to you; I’ve got no word to say; tell me at least a word; the most important word is…; etc;
 TV – the TV star; TV show; TV Programme; TV News; I bought a new TV set; It’s TV Time; MTV; TV Presenter; TV channel; TV button; TV Jobs;
E assim muitos outros.
  1. 2.       Palavra num contexto:
Exemplos:
Room: The house has 10 rooms;
I’ve got not enough room to put my bags in the car;
He’s going to his room for a meeting with the director board;
He’s going to his room because he disobeyed his mother.
A palavra “room” assume diferentes significados dependendo do contexto, e por isso fica claro que a palavra isolada é praticamente desprovida de um significado completo e claro, pois se completa e esclarece somente dentro de um contexto maior.
  1. 3.       Grupo de palavras

Podemos também relacionar as palavras em um grupo, criando um mapa mental da mesma, por exemplo (baixe aqui):


Se o Mapa de Palavras, ou Word Map, tiver figuras, isso ajuda muito a mente a criar associações visuais, bem como podemos ligar com os sons e sensações, usando assim os canais Visual, Auditivo e Cinestésico – isso favorece muito, pois a mente cria mais sinopses.
Espero que este pequeno artigo ajude em seus estudos e que essas estratégias acelerem seu enriquecimento de vocabulário. Que tal tentar fazer os três exercícios acima com as seguintes palavras: SoundFeelingView. Curta, o exercício enquanto o elabora, e assim seu enriquecimento será ainda maior.

Conte comigo.

Prof. Rogério Turgante

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